quinta-feira, 13 de maio de 2010

cansei do carburador

Cansei do carburador. Ô pecinha sem noção.
Ora está bom para ligar, ora não liga.
Ora fica bom na fase fria, ora fica bom na quente, mas não desenvolve na 4ª-5ª marchas.
Cada mecânico me arranca 50ão dizendo que é uma peça, depois outra, depois dizem que estava errado o que o mecânico anterior fez. Depois a "giglagem" estava incorreta. Daí pergunto como faz para medir e me respondem que é no OLHO!
Então dizem que álcool nunca ficará bom!
Bom, se "fosse feito para nunca ficar bom", não seria feito!!!
Um dia foi bom! Eu me lembro e não são alucinações de uma criança crescida!
Até cogitei tentar entender o "BURA" (nome carinhoso que tenho visto por aí para a p**** do carburador), mas desisti rapidamente quando vi mais ou menos como ele funciona.
Desisti porque os conceitos são primitivos demais para meu cérebro eletrônico aceitar!!! Uma peça 100% mecânica, que através de vácuos abre outras peças para mudar terceiras!!
Olha o mapa do terror (esquema) de um BURA!

(tks volkspage.net pelo esquema)
Tão simples se fosse 1 sensor que desse 1 leitura e pronto, regulasse sozinho.

E assim é a INJEÇÃO ELETRÔNICA.

Vamos lá. É meio caro, mas dá para desinstalar caso não goste.
Mas o que mais me motiva a troca é o consumo do tal BURA - 8 km/l de álcool na estrada é fraco.  Lembro que fazia 10-11 na estrada quando nova! E tá tudo novo, já foi uma boa grana trocando tudo o que é possível no motor.
Claro que considerando os atuais carros flex, que fazem 6-7 com álcool na estrada (meu ex-stilo), 8 tá ótimo. Mas volto a pensar no preço do álcool de ouro de Santa Catarina. Absurdos 30 centavos mais caro POR LITRO em relação ao PR e uns 50 centavos por litro mais caro que SP.
E ainda.... o Gol g5 1.6 (praticamente o mesmo motor, evoluído) que dirigi no começo do ano fazia quase 10 na estrada, com álcool. E é flex.....

3 comentários:

  1. Cara, fiz as contas para colocar injeção na minha e desisti... Com a mão de obra, vai passar de R$ 5.000,00, usando peças novas, já que não sou fão de comprar peças em desmanches, por ter minhas dúvidas em relação a procedência honesta delas...

    Marcelo R. (o aquattro do Clubestilo Brasil)

    ResponderExcluir
  2. sua parati esta shoooow de bola nao desiste do carburador nao! eh um apeça tinhosa.. nao eh um mecanico metido a esperto q vai resolver seu problema em 3 tempos nao... carburador tem q estudar, observar, testar.. mas qndo acertar vc vera q valeu a pena

    ResponderExcluir
  3. Marcelo R, consegui as peças por +- 1200. Falta alguma coisa ainda, mas com instalação vai beirar R$ 2000. Agora que já comprei, estou pensando em não instalar.... em nome da originalidade.

    Ravenn, outro dia me indicaram comprar um carburador novo. Iria funcionar como "antigamente"... E também procurarei um novo mecânico para a revisão de 180mkm!

    ResponderExcluir